quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tecnologias na escola

Quem sou eu como professor e aprendiz

Lendo os textos sugeridos, refleti sobre esta indagação, de quem sou eu como uma professora e aprendiz. Fiquei me vendo como uma profissional incompleta que necessita de formação continuada sempre ou capacitação em temas específicos como informática, relações humanas, currículo, avaliação, entre outros.
No que se refere ao uso da tecnologia na educação, mais propriamente o computador, percebo que o fator econômico influencia na profissão uma vez que nem todos os profissionais o adquiriram juntamente com a internet e isso faz com que esses profissionais fiquem defasados em atualidades e conhecimentos que a máquina oferece.
Com relação à escola, vi no texto de Pozo, o desabafo de colegas que a todo momento, relatam que a cada ano educandos sabem menos que o esperado. Isso pode ser reflexo das poucas formações continuadas na área de informática em nossas escolas, fazendo com que aulas expositivas sejam uma prática bem utilizada, mesmo que os avanços tecnológicos estejam presentes. Tudo isso vem confirmar a indagação de sermos professores e aprendizes e nesse momento é notório a urgência de dominarmos as tecnologias que estão à disposição nas escolas, para tentarmos melhorar o nosso trabalho e consequentemente o aprendizado dos alunos.
Concluindo, agradeço a oportunidade deste curso, pois acredito que, como uma professora e aprendiz, enriquecerei os meus conhecimentos na área e com o aprendizado adquirido serei uma melhor profissional, colocando-me a disposição de colegas e educandos com mais segurança.Lendo os textos sugeridos, refleti sobre esta indagação, de quem sou eu como uma professora e aprendiz. Fiquei me vendo como uma profissional incompleta que necessita de formação continuada sempre ou capacitação em temas específicos como informática, relações humanas, currículo, avaliação, entre outros.

Planejando uma aula com Hiipertexto/Internet

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade: II
Atividade: Planejando atividade com internet
Cursista: Sueli Santina Pereira
Data: 11/08/2010

Disciplina: Língua Inglesa

Conteúdo: Verbos e tradução

Objetivos: - Enriquecer o vocabulário
- Ampliar o conhecimento cultural
- Valorizar a língua inglesa

Desenvolvimento:
Como não estou na sala de aula, pegarei uma atividade da professora Janaina de Língua Inglesa, com alunos do Ensino Médio.
Ela divide a turma em dois grupos para que eles preparem uma apresentação de uma música em inglês que pode ser dublagem, dança, coreografia e divulgação do numero.
Em grupos, os alunos vão para a internet pesquisar cantores, bandas inglesas, americanas e selecionar uma musicam. Eles utilizam o youtube para assistirem aos clipes.
Para os ensaios, usam som, TV, DVD ou o próprio computador.
Na data determinada apresentam para os colegas e professores.
Após a apresentação, a professora faz perguntas sobre a biografia do cantor, exploram conteúdos da disciplina, como verbos e a tradução da música escolhida.
Com essa atividade percebo que os alunos aprendem a socializar o aprendizado, a respeitar a vez do outro, desenvolvem a criatividade, enriquecem o conhecimento cultural e valorizam a língua inglesa.

Avaliação: A avaliação será individual e em grupo, durante a apresentação como também, será considerado o trabalho escrito entregue pelo grupo.