quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Auto avaliação

Na rotina da escola ouvimos relatos de colegas iguais ao que aparece na entrevista com Lucas Ciavatta, que alunos não querem nada do que é proposto. Concordo com ele, que na maioria das vezes, o nosso aluno pode até querer, só que não exatamente o que é proposto e a forma como é proposto a ele. Uma das justificativas que vejo para esse "não querer do aluno" é que muitos educadores ainda fazem uso de aulas tradicionais, desmotivando a participação e o interesse de seus alunos. Sabemos que nossos educandos dominam o celular, mp3, computador e internet, tornando a sala de aula menos atrativa. Para tanto, o desafio do profissional da educação é estar em formação constante quanto aos recursos tecnológicos e audiovisuais para, como ressalta RUBEM ALVES, seduzir e envolver seus alunos. Foi o que eu senti ao preparar os slides no POWER POINT. A beleza, o colorido e o movimento da máquina nos seduz e nos encanta. Ainda tenho deficiências para usar vídeos, musicas e links na preparação de aulas. Acredito que essa deva ser a justificativa de muitos colegas na não utilização destes recursos. Então a saída que visualizo é FORMAÇÃO, FORMAÇÃO E FORMAÇÃO.

Aula com material digital

Curso: Tecnologias na Educação
Unidade: 03
Atividade: 01
Cursista: Sueli Santina
Data: 23/08/2010

Análise de recursos educacionais, planejamento e execução de aula com material digital.

Modalidade: Ensino Médio
Séries: 2ª e 3ª
Disciplinas: História, Geografia e Língua Portuguesa.
Tema: Brasília- criação e história.

Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula. (Objetivos):

* Explorar o vídeo disponível na TV Escola;
* Adquirir informações sobre a História da criação de Brasília;
* Conhecer fatos históricos relevantes desta criação;
* Compreender a situação política do Brasil no momento da criação e na atualidade.
* Escrever uma dissertação sobre Brasília.

Duração das atividades:
• 2 a 3 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecimentos básicos sobre a história da cidade de Brasília que serão levantados antes e após a veiculação do DVD.

Estratégias e recursos da aula:

1ª aula:
O professor fará uma motivação inicial para que os alunos absorvam todas as informações disponíveis no DVD que tem uma duração de 22 minutos.
Após a veiculação, o professor dirige um debate elencando pontos em destaque como a localização da criação de Brasília, o contexto político e histórico da época e atual, os principais envolvidos e datas relevantes, entre outros.
Para complementar o assunto, será distribuído um texto informativo.

2ª aula:
Os alunos serão convidados a escreverem uma dissertação sobre Brasília. Serão feitas as devidas correções e leituras espontâneas das dissertações.

Avaliação:
A avaliação será realizada de forma continuada, no acompanhamento individual aos alunos e na correção das dissertações.
Será valorizado a participação, o envolvimento e a produção de cada um.