segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Texto - Síntese

Curso: Tecnologias na educação
Unidade 4
Atividade 1.2
Cursista: Sueli Santina

Texto Síntese:

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Lendo a entrevista de Pedro Demo sobre os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, fica evidenciada a necessidade urgente de formação, formação em internet, em blog e demais recursos que o computador oferece para os profissionais da educação.
Hoje, com a Internet e as redes de comunicação em tempo real, surgem novos espaços importantes para o processo de ensino aprendizagem, que modificam e ampliam o que se fazia na sala de aula.
Outro ponto enfocado por Pedro é o cuidado com o professor, precisamos cuidar do professor, de sua formação atualizada para que ele cuide da aprendizagem do aluno e não da aula. Que ele seja tecnicologicamente correto.

Precisa-se repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender juntos ou separados. O uso do computador mexe com a visão de ensino e aprendizagem.
Percebe-se que a formação inicial não é suficiente para preparar o educador quanto ao domínio das Tics e inovação das aulas.
Então, necessita-se de formação mais ampla e continuada em tecnologia. Não se pode aguardar as do estado quem deseja continuar na profissão com competência e contribuindo para uma melhor educação. Pois como afirma Demo "É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua.
Desse modo, se terá condições de planejar atividades que de fato mediem a construção do conhecimento.
Enfim, com esta entrevista, toma-se consciência da necessidade urgente de dominarmos as TICs e inovar as aulas com elas, criar novas estratégias, buscar trazer esse mundo virtual tão presente na vida das crianças para dentro da sala de aula com o encantamento da aprendizagem.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Atividade 1 Possiveis mudanças e possibilidades de contribuições da tecnologia

Curso: Tecnologias na educação
Unidade 4
Atividade 1
Cursista: Sueli Santina

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias

Lendo a entrevista de Pedro Demo sobre os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, reafirmo o que escrevi na minha auto-avaliação. O profissional da educação necessita urgentemente de formação, formação em internet, em blog e demais recursos que o computador oferece.
Acredito que com a formação inicial ampla e ou continuada nessa área, ele vai mudar e melhorar a atuação docente, o aluno ganhará em qualidade na sua aprendizagem, a escola será novamente mais atrativa e significativa para todos.
Pois como afirma Pedro Demo precisamos cuidar do professor, de sua formação atualizada para que ele cuide da aprendizagem do aluno e não da aula. Que ele seja tecnicologicamente correto.