terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projeto - Plano de Aula

Unidade IV
Atividade 2 – Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Tema: Gênero Biografia

Autoras:
Edna Vieira
Maria José Machado
Suely Santina
Tânia Mara Silva Pinto



Modalidade/ Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Final: 8º ano

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema: Biografia
Narração e descrição
Linguagem formal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
_Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio do Gênero Biografia.
_Despertar o gosto pela leitura e escrita através do gênero Biografia com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;
_Utilizar os recursos do editor de texto (word) para digitar as biografias.

Duração das atividades
5aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Colocar os alunos em círculo, entregar uma pergunta a cada participante sobre o que eles acham que é o gênero Biografia. Os alunos deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a plaquetinha com a resposta correta para que a turma tome conhecimento. O objetivo é sondar o que os alunos já conhecem e oportunizar a familiaridade com o gênero Biografia.

Estratégias e recursos da aula

• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa sobre as pessoas que eles escolheram para fazer a biografia. Retornar a sala de aula e apresentar o vídeo (sobre Biografia de Michae Jackson) que se encontra no endereço YouTube - MICHAEL JACKSON - 50 ANOS DE SUCESSO ( BIOGRAFIA ).
Os alunos confeccionarão vários cartazes sobre as pessoas pesquisadas. Apresentar em Data Show os slides biográficos feito por eles com fotos, música, obras e recurso de hipertexto.
▪Os alunos deverão apresentar-se de forma caracterizada de acordo com a biografia da pessoa pesquisada.
•Em seguida montar um painel com uma diversidade de biografias pesquisadas para que os outros alunos leiam e deixar as mesmas expostas no mural do pátio da escola.

Recursos Complementares
Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)

Avaliação
A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com o gênero Biografia, observando:
_Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas;_Participação e Interação nas produções textuais realizadas;_Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das Biografias.

Referências bibliográficas:
www.youtube.com
YouTube - biografia
YouTube - Videos Educativos

Análise de aula digital

Curso: Tecnologias na Educação
Unidade: 3
Cursista: Sueli
Atividade: 2
Data: 09/11/2010


Tema: Análise, planejamento e execução de aula com material digital

Planejei a aula a partir do vídeo da TV Escola sobre Brasília. Foi interessante, pois o recurso audiovisual motiva os educandos a participarem da aula.
A turma foi até o LABIN, assistiu o vídeo e o mesmo foi explorado com comentários pertinentes ao conteúdo em estudo.
Com o vídeo, os alunos enriqueceram os conhecimentos sobre a criação da capital do Brasil e aprofundaram com pesquisa na internet.
A aprendizagem foi significativa e contextualizada pios aliou o texto escrito com a imagem visual.
A aula foi participativa.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conceito Currículo e TICs

Curso: Tecnologias na Educação
Unidade 4
Atividade 3
Cursista: Sueli Santina
Tema: Conceito Currículo e TIC

Currículo é um instrumento que deve considerar as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne a seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades. Ele precisa ser revisto permanentemente para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Em poucas palavras, é todo o fazer pedagógico.
Quanto as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo elas podem ser significativas a aprendizagem quando acontecem integradas a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias. São exemplos de contribuições: aprendizagem ativa, participativa e significativa; novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora..).
As tecnologias se integram ao desenvolvimento do currículo, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Para iniciar uma pedagogia de projetos é necessário que os profissionais conheçam as tecnologias disponíveis na escola para integrar essas diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem.