segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conceito Currículo e TICs

Curso: Tecnologias na Educação
Unidade 4
Atividade 3
Cursista: Sueli Santina
Tema: Conceito Currículo e TIC

Currículo é um instrumento que deve considerar as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne a seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades. Ele precisa ser revisto permanentemente para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Em poucas palavras, é todo o fazer pedagógico.
Quanto as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo elas podem ser significativas a aprendizagem quando acontecem integradas a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias. São exemplos de contribuições: aprendizagem ativa, participativa e significativa; novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora..).
As tecnologias se integram ao desenvolvimento do currículo, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Para iniciar uma pedagogia de projetos é necessário que os profissionais conheçam as tecnologias disponíveis na escola para integrar essas diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem.

2 comentários:

  1. Pois é Sueli, currículo é tudo isso que você afirma, precisamos por em prática o que aprendemos nesse curso e conto com a sua colaboração. O que achas?

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  2. A tecnologia como mediador da aprendizagem é de fundamental importancia para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino.

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